Como Decorar Porta Joias em MDF com Decoupage e Betume

passo a passo decoupage porta joia mdf betume (4)

O artesanato de hoje é um lindo porta joias decorado com aspecto de madeira envelhecida. A ideia é utilizar a técnica da decoupage e o betume para dá a envelhecida no MDF. Essa técnica você pode fazer em qualquer material em MDF. É uma ótima opção para presentear os amigos ou fazer para vender. Veja o passo a passo:

Materiais: porta joia em MDF, betume de judeia, aguarrás, tinta PVA marrom, Tinta Metal Colors dourada, pincel macio, guardanapo para decoupage, cola para decoupage, lixa de unha, saquinho de plástico e um paninho velho.

passo a passo decoupage porta joia mdf betume (2)

Para quem não conhece o betume é uma substancia inflamável de coloração preta e líquida. O betume é muito usado nas técnicas de envelhecimento e podem ser aplicado na madeira, metal, gesso ou couro. Uma de suas vantagens é que ele protege a peça e ela dura mais tempo. Para utilizar o betume em artesanatos, deve diluí-lo com aguarrás. Sempre use uma parte de betume para duas de aguarrás.

Para passar o betume no porta joias, primeiro pegue uma vasilha e coloque o betume diluído com aguarrás. Atenção, para não manchar as mãos coloque t luvas descartáveis. Para passar o betume na caixinha, você vai utilizar um paninho velho, coloque um pouco de betume no pano e comece a espalhar no porta joias. Se você quiser uma peça mais clarinha passe pouco betume. Você pode passar varias vezes o betume ate ficar ao seu agrado.

Na parte de dentro do porta joias eu pintei com a tinta PVA marrom, mas quem quiser pode passar o betume na peça toda. Nas bordas da caixinha eu passei tinta metal colors dourada.

passo a passo decoupage porta joia mdf betume (3)

Para fazer a decoupage na tampa da caixinha, primeiro passe com um pincel macio, a cola para decoupage. O guardanapo para decoupage tem três camadas de papel, retire as duas camadas brancas e use apenas a camada com o desenho. Cole-o com o cuidado na tampa, coloque um saquinho de plástico, por cima e passe uma paninho (em cima do saquinho) para poder fixar o guardanapo na tampa da caixinha. Retire o saquinho com cuidado e aguarde a secagem. Passe a lixa de unha, para tirar o excesso de guardanapo nas bordas do porta joias.

passo a passo decoupage porta joia mdf betume (1)

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.